Sem saber que estava grávida, uma adolescente de 17 anos deu à luz em um banheiro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, nesta segunda-feira (4).
De acordo com funcionários da unidade, a menor chegou à UPA reclamando de fortes dores abdominais. Durante o atendimento, a médica de plantão suspeitou que a adolescente estivesse grávida, ao ser questionada ela negou a gestação. Um exame de gravidez foi solicitado. Porém, antes de ser realizado a menor entrou no banheiro, onde teve parto normal. Assustada, a adolescente teria gritado por ajuda e foi socorrida pela equipe de enfermagem da unidade.
Testemunhas afirmam que o bebê teria caído no vaso, porém, a unidade informou que ele não se feriu. Após atendimento, a mãe e o bebê foram transferidos, em estado regular, para a Maternidade Dona Iris, em Goiânia. A principio, a Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo afirma que eles seriam transferidos para o Hospital Estadual da Mulher (HEMU), entretanto, o redirecionamento foi feito através da Central de Regulação Estadual.
Como o nome da menor não foi divulgado, o Diário do Estado não conseguiu verificar o estado de saúde dela e do bebê.
Nota:
“A Prefeitura de Senador Canedo por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que, durante a noite do dia 4 (segunda-feira), a paciente chegou à Unidade de Pronto Atendimento se queixando de dores abdominais. Durante o atendimento, a médica de plantão suspeitou que a adolescente estivesse grávida, ao ser questionada negou a gestação.
Foi solicitado o exame de BHCG, entretanto, durante o percurso até o laboratório paciente entrou no banheiro e teve o parto normal. Após o parto a paciente abriu a porta e chamou a equipe de enfermagem que já prestou os primeiros atendimentos.
A paciente em questão seria transferida para o Hospital Estadual da Mulher (HEMU), entretanto, através da Central de Regulação Estadual, a paciente foi redirecionada para o Hospital e Maternidade Dona Íris.
Prefeitura de Senador Canedo“
Fonte: Diário Do Estado