Pré-candidato a prefeito de Senador Canedo, o empresário e jornalista Alexandre Braga é o que mais tem crescido nas pesquisas de intenção de votos, atestam levantamentos internos. O destaque positivo de Alexandre, que quer disputar as eleições pelo MDB, partido do vice-governador Daniel Vilela, tem sido atribuído aos fatores “novidade” na política canedense e “distância da velha política”.
Um dos pontos altos da pré-candidatura do empresário, afirmam especialistas, é o fato de não estar ligado a nenhum grupo que já esteve à frente da administração de Senador Canedo. Na verdade, Alexandre Braga é oposição – “com responsabilidade”, costuma dizer – ao atual prefeito, Fernando Pellozo (União Brasil).
O empresário também não tem nenhum tipo de vínculo com os grupos dos ex-prefeitos Divino Lemes, do PSDB de Marconi Perillo, e Vanderlan Cardoso (PSD), hoje senador. Ambos acumularam desgastes em suas gestões por não atenderem, a contento, demandas básicas da população em áreas cruciais, como saúde e educação.
Neste contexto, Alexandre Braga tem sido visto, pra usar um jargão da política, como um “outsider”, termo em inglês para definir uma pessoa que não pertence a um grupo específico e que nem é “político de carreira”. Ou seja, sua pré-candidatura representaria o fim de práticas políticas ultrapassadas, como o loteamento da prefeitura para “apaniguados”.