Um levantamento realizado pela Agência de São Paulo, mostra que o setor de Alojamento e Alimentação criou 181 mil novas vagas de empregos em 2022, chegando a 5,34 milhões de trabalhadores. A pesquisa foi realizada com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta terça-feira, 28. Pelo IBGE e organizados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
O maior número para o último trimestre desde 2019, no ano foram registrados 5,75 milhões. Enquanto nos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, foram mais de 150 mil oportunidades em 2022.
“O número de contratações pode ser ainda maior, uma vez que esses dados não refletem completamente as movimentações feitas durante a temporada de verão, que é tradicionalmente um período de grande demanda para o setor de bares e restaurantes”, diz Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel em entrevista a redação.
No entanto, Solmucci diz que o setor ainda sofre os efeitos da pandemia, como também, a falta de um programa robusto de recuperação por parte do governo. Porque mais da metade dos estabelecimentos não conseguem trabalhar com o lucro, o que é muito preocupante. Conforme a análise, o salário médio no setor subiu acima da média geral do país, com ganho de 9,6%, passando a ser de R$ 1.820.
Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma associação de restaurantes, bares e empresas de entretenimento do Brasil criada em 1986. A entidade atua na organização de padrões de atendimento e desenvolvimento da atividade realizada em bares e restaurantes e na promoção do código de ética por ela desenvolvida.