Em mais uma situação de descaso no sistema público de saúde de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, uma avó relatou ao Diário do Estado (DE) que aguarda pela cirurgia do neto desde 2015. O garoto, de oito anos de idade, possui um nódulo no punho direito que necessita de operação. Além disso, a idosa também não consegue acompanhamento cardiológico para si.
Situação de descaso em Senador Canedo
A Secretaria de Saúde de Senador Canedo encaminhou para o Crer o pedido de cirurgia de Christopher Silva Borges em 2015. É isso que relata a avó Maria Aparecida. Segundo ela, o nódulo do neto vive o machucando e, quando isso acontece, precisa levá-lo às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Lá, ele costuma receber injeções de benzetacil para aliviar a dor.
Na última vez que pressionou o sistema de saúde em busca de uma solução, Maria Aparecida recebeu a informação de que a cirurgia do neto aconteceria até março de 2022. No entanto, um ano depois disso, a família segue sem respostas.
E não é apenas Christopher que sofre com isso. Desde agosto de 2022, Maria Aparecida está com um pedido de consulta. Demorou tanto tempo para ela conseguir atendimento que o pedido chegou até mesmo a ser arquivado. “Eu tive que pagar uma consulta, porque tenho duas pontes de safena, tenho que ter acompanhamento e está muito complicada a saúde”, descreve.
Por conta dessas operações que já realizou, ela necessita de um acompanhamento cardiológico constante, o que não acontece. Agora, está vendo se consegue dinheiro para fazer os exames por conta própria, devido ao descaso em Senador Canedo.