Dois macacos foram encontrados mortos em Senador Canedo, Região Metropolitana de Goiânia. A suspeita é de que eles foram atacados por moradores em função dos casos suspeitos da doença chamada Varíola dos Macacos. Um dos animais tinha sinais de agressão e estava sobre uma placa de sinalização.
Os macacos foram encontrados no último sábado, 2, e encaminhados para o Centro de Zoonoses para investigação. Um deles foi encontrado morto em um bosque a cerca de 3 km de onde o primeiro foi achado. Ele também tinha lesões.
Caso seja constatado que os moradores mataram os animais, a prefeitura do município deve responsabilizar os criminosos. Eles podem responder pelo crime de maus-tratos.
Varíola dos macacos:
Em Goiás, até esta terça-feira, 5, havia quatro casos suspeitos, no entanto, dois deles seguem em investigação. Duas pessoas que tiveram contato com uma pessoa, que pode estar infectada, estão em observação. Porém, não apresentavam sintomas.
A transmissão da doença ainda é investigada por especialistas. A princípio, eles afirmam que ela passa de animais para humanos. No entanto, com menos frequência uma pessoa pode passar para a outra.
Confira as formas de transmissão da varíola dos macacos:
- Com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo mordidas e arranhões de animais ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas.
- Pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais.
- Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
- Da mãe para o feto através da placenta;
- Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
- Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.
Os sintomas iniciais costumam ser:
- febre;
- dor de cabeça;
- dores musculares;
- dor nas costas;
- gânglios (linfonodos) inchados;
- calafrios;
- exaustão.
Nota Prefeitura de Senador Canedo:
“No último final de semana a prefeitura de Senador Canedo recebeu várias denúncias sobre macacos mortos no Município. Os animais foram recolhidos e encaminhados para necropsia para investigação da causa da morte.
Algumas lesões indicam sinais de maus-tratos, por isso reiteramos que maltratar, ferir, mutilar ou matar animal silvestre é crime ambiental, Art. 32 da Lei Federal 9.605/98, podendo resultar em detenção e multa.
Diante da preocupação da população, esclarecemos que a varíola dos macacos é uma doença rara causada por um vírus que costuma estar presente em roedores.”
Fonte: Diário Do Estado